Colapso do marketing digital no pós-pandemia - Publicidade Campinas

Colapso do marketing digital no pós-pandemia

Colapso do marketing digital no pós-pandemia

O Colapso do Marketing Digital no Pós-Pandemia

Muito interessante essa matéria e nós que temos agência e estamos no ramo do marketing da época do papel, passando pelo telemarketing, sms, emails e agora as redes sociais, estamos vendo uma enxurrada de “marketeiros” que acham que marketing é vender algo para ser comissionado, criar artes prontas no canva, comprar pacotes prontos ou sites que vendem coisas formatadas.

Marketing não se resume somente a isso.

Marketing é a aprendizagem constante de mensurar resultados, conhecer público, visar o alvo, criar a marca no meio utilizado para divulgar, agregar conteúdo, criar um relacionamento e enfim, fazer o marketing da maneira correta de acordo com a necessidade do cliente.

O marketing raiz, se perdeu com os influenciadores digitais e me desculpem, suas baboseiras para gerar View e “engajamento”.

Muitas agencias que conheço, estão desistindo de atender nessa parte, por conta desse bolo que virou isso. E que sinceramente, vai piorar cada vez mais.

Leia a matéria inteira : Link aqui

O que muitos profissionais estavam imaginando, que haveria um colapso do marketing digital no período pós pandemia, parece estar ficando muito claro neste momento, e preocupando as agências de marketing digital.

O mais curioso sobre este verdadeiro “desastre” que se aproxima é que o colapso no marketing digital brasileiro não acontecerá por falta de vagas, como em outros setores, mas sim pela falta de profissionais qualificados.

Durante o período de pandemia, houve uma grande migração de negócios do mundo físico para o ambiente online. Os serviços de delivery pela Internet, por exemplo, dispararam e muitas empresas criaram seus sites para vender online.

O problema é que não basta ter um site. Ele precisa ser divulgado de maneira profissional nos diversos canais digitais, caso contrário ficará como um outdoor no porão.

É aí que vemos uma verdadeira situação de colapso do marketing digital no período pós-pandemia, porque o mercado, que já estava carente de profissionais de marketing online realmente qualificados e com o aumento da demanda, será um verdadeiro caos.

Um número cada vez maior de empresas vai precisar de serviços de marketing digital, e simplesmente não encontrarão profissionais que possam realmente alavancar a exposição da marca e geração de novos negócios.

Para piorar a situação, muitos dos profissionais de marketing digital partiram para a criação de seus próprios negócios online, o que deixou o mercado ainda mais carente.

Qual foi o impacto da pandemia no mercado de marketing digital

Talvez você esteja se perguntando onde foram parar esses profissionais? A resposta é muito simples: seguiram carreira solo.

Muitas agências de marketing digital demitiram profissionais com larga experiência, como uma forma de cortarem custos, já que com os fechamentos promovidos por estados e municípios, muitas empresas físicas simplesmente ficaram sem recursos para investir em divulgação na Internet.

Como esses profissionais já tinham uma boa bagagem em termos de marketing digital, seguiram um caminho lógico para continuarem a trabalhar e se sustentar. Buscaram entre as diversas ideias de negócios na Internet, aquelas que mais se encaixavam em seu perfil empreendedor.

Outros, decidiram assumir a posição de freelancer de marketing digital e aos poucos foram pegando gosto pela coisa. Com plataformas especializadas em serviços freelancer de marketing digital, como o Marketing Job, por exemplo, conseguir trabalho não é problema.

O resultado é que um mercado que já estava carente de profissionais qualificados, perdeu diversos destes profissionais para o empreendedorismo de necessidade, e como muitos destes negócios deram certo, dificilmente estes profissionais irão voltar para o mercado de trabalho.

Qual o cenário que estamos projetando?

Uma hora a pandemia vai acabar e as empresas vão voltar a anunciar, e voltarão com toda força, pois será por aí que poderão recuperar as perdas causadas pelo COVID-19.

Vai ser neste momento que o colapso do marketing digital no pós-pandemia ficará mais evidente, pois mesmo tendo dinheiro para investir, as empresas não contarão com profissionais qualificados para a divulgação de seus produtos e serviços na Internet.

As agências, por falta de pessoal, não conseguirão atender à demanda reprimida, e mesmo pagando salários melhores, simplesmente não encontraram candidatos para as vagas oferecidas.

Pior ainda. Sem o suporte das agências, muitos empresários acabarão caindo na mão de curiosos que se apresentarão como especialistas, mas na verdade não dominas as técnicas e ferramentas de marketing digital.

Isso significa que os profissionais dessa área estão sendo amplamente disputados pelas empresas, o que infla seus salários e, ao mesmo tempo, aumenta a pressão e a cobrança por resultados e performance.

Teremos uma situação em que um grande número de empresas vão estar dispostas a aumentar o seu investimento em marketing digital, e algumas delas realmente começarem sua imersão no universo digital.

Por outro lado, teremos uma carência muito grande de profissionais de marketing digital qualificados, o que provocará um aumento do salário dos profissionais disponíveis, que será, obviamente, repassado pelas agências para seus clientes.