Como Usar o Instagram para Negócio - Publicidade Campinas

Ter um perfil no Instagram para a sua marca é como ter uma verdadeira vitrine online: você encontrou uma forma incrível de gerar desejo e despertar vontade de comprar no seu público-alvo.

A presença nessa rede social ajuda ainda a aumentar a sua visibilidade, aproximar sua relação com seus clientes e construir autoridade. Para tudo ficar mais fácil, aqui vão as minhas melhores dicas de como divulgar no Instagram!

Se uma imagem vale mais que mil palavras, aposte no Instagram como motor de força para divulgar os seus produtos e aumentar as suas vendas. Com mais de 30 milhões de usuários ativos no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, essa rede social estabelece um contato fácil com o seu público e, ao mesmo tempo, ajuda a reforçar a presença de marcas na internet.

Como usar o Instagram para vendas e negócios

A primeira pergunta que você tem que se fazer antes de criar um perfil para a sua marca é: faz sentido estar no Instagram? Se você tem produtos que são realmente visuais (como roupas, objetos de decoração, acessórios, artesanatos, alimentos, bebidas etc.), a resposta é definitivamente sim.

Olhe para dentro do seu negócio! Antes de ir para o Instagram, dê um passo atrás e analise a concorrência, suas margens, seu lucro, se realmente possui um bom discurso de vendas, entre outros. O Instagram é uma ferramenta para prospecção, para buscar novos clientes e construir autoridade, então se você não tem um negócio bem estruturado, dificilmente vai prosperar. Você tem que cuidar do seu negócio da mesma forma que você cuidará do seu perfil.

1.Tenha um perfil profissional (Se você utiliza um perfil pessoal, migre ele para uma conta profissional)

Comece fazendo um perfil profissional no Instagram for Business, assim você garante a possibilidade de expor seus canais de contato para seus seguidores, pode anunciar na plataforma, tem acesso aos Insights, dentre outras especificidades.

2. Produza imagens com qualidade profissional

O Instagram é uma rede alimentada por imagens. Inicialmente era utilizado apenas para fotos, mas agora também é possível postar vídeos curtos. No entanto, você é uma empresa e precisa mostrar mais do que imagens e vídeos ao seu público, precisa mostrar qualidade.

Por isso, produza fotos profissionais dos seus produtos, com boa iluminação, em um fundo branco ou atrativo, com profundidade de campo adequada para conseguir fundos desfocados e valorizar o elemento principal. As pessoas precisam desejar os seus produtos!

Não importa se estamos falando de uma imagem estática ou vídeo, como o foco do Instagram é esse, você precisa investir em imagens de qualidade. Essa é a forma que você vai ter para atrair a atenção das pessoas que estão passando pela timeline.

3. Apele para a curiosidade

Você pode usar o Instagram como forma de instigar a curiosidade nos seus seguidores, fazendo, por exemplo, posts com closes em produtos que serão lançados ou montando mosaicos com uma foto recortada em vários pedaços que são postados aos poucos. Também é possível explorar bem esse gatilho com os vídeos, que podem ser usados como teasers.

4. Use o Stories, IGTV e Heels

O Stories é o recurso do Instagram que permite deixar uma foto ou vídeo no ar por 24h. Você pode usar ele para publicar fotos de bastidores, promoções relâmpagos, etc. É uma ótima forma de passar sensação de proximidade para os seguidores!

O IGTV permite que vídeos mais longos sejam postados em um feed separado dentro do próprio Instagram, o que abre um novo leque de possibilidades.

Além disso, há, também, a nova funcionalidade no Instagram: o heels. Ela permite que micro vídeos no estilo TikTok sejam postados também em um feed separado, assim como o IGTV.

5. Determine e mantenha frequência nas postagens

Não adianta estar presente na rede social e não publicar por lá, por isso, para saber como divulgar no Instagram, é essencial que você determine e mantenha uma certa frequência nas postagens – tanto as do feed quanto as do Stories.

6. Use Hashtags (e crie uma para a sua marca)

As hashtags são bastante úteis, pois muitas pessoas procuram conteúdo buscando por elas. Procure usar sempre hashtags que tenham realmente a ver com a sua marca e a publicação. Outra dica é criar uma hashtag para a sua marca, assim as pessoas vão poder usá-la quando publicarem imagens dos seus produtos.

Elas funcionam como hiperlinks na rede e, quando alguém clica nelas pelo Instagram, é “magicamente” transportado para uma tela que traz todas as imagens que receberam aquela determinada marcação/tema.

Ainda levando em consideração a sua persona, faça uma lista das coisas que ela provavelmente deve gostar e que tenham relação com a sua marca. Se você é uma marca de roupa de academia, então provavelmente a sua persona é alguém que gosta de assuntos relacionados a isso. Pesquise quais são as hashtags mais usadas por essas pessoas e coloque-as nas fotos que você publicar.

Alguns exemplos são: #academia #fitness #gym #gymlife (sim, quando o assunto é hashtags no Instagram, as pessoas também usam palavras em inglês).

Além de usar essas hashtags mais genéricas, é legal que você também crie alguma exclusiva para a sua marca. A marca de roupas carioca Farm (que inclusive é um bom benchmark para as lojas que querem ter ideias de ações para o Instagram) criou a #tonoadorofarm. Além de usar essa hashtag nas suas publicações, a marca incentiva que as consumidoras também a coloquem, o que gera uma publicidade gratuita para a Farm.

7. Facilite a conversão

O Instagram é um aplicativo e mesmo que exista uma versão desktop, a maior parte do tráfego acontece no app, ou seja, pelo celular. Se o seu site não for responsivo, os resultados alcançados podem ser abaixo do esperado.

Além disso, o Instagram também conta com a funcionalidade Instagram Shopping, que permite que você leve seus usuários diretamente da foto postada no feed para o seu site.

8. Publique conteúdo relevante

Publicar conteúdo interessante torna o perfil da sua marca muito mais atrativo e reforça que você entende do que está falando. Isso cria, aos poucos, uma imagem de referência no seu mercado.

Além disso, se você colocar conteúdos e imagens realmente interessantes, o seu Instagram vai começar a receber visitas de uma forma orgânica. Uma pessoa que segue a sua marca e que gosta muito do que você posta, certamente vai marcar os amigos em outra publicação. Eles, por sua vez, podem começar a te seguir, marcar novos amigos nas suas fotos, e assim por diante.

9. Anuncie!

Para anunciar no Instagram você precisa ter um perfil Instagram for Business, que é necessariamente ligado ao seu perfil no Facebook – onde vão ser criados e gerenciados os anúncios. Aproveite essa funcionalidade para levar a sua marca a ainda mais pessoas!

E AQUI VAI UMA DICA IMPORTANTE:

Se você tem uma URL personalizada no Facebook, tente registrar exatamente o mesmo nome de usuário no Instagram e utilize a mesma logo para facilitar a comunicação entre as duas plataformas.

Afinal, o usuário que está no Instagram pode também estar no Facebook. Portanto quanto mais próxima a identidade, melhor a visibilidade da sua marca para público.

Além disso, não se esqueça de vincular o seu Facebook à conta do Instagram. Basta ir à fanpage da sua marca, clicar em Configurações e em seguida Anúncios de Instagram.

Como Usar o Instagram para Negócio

Você então precisará adicionar a nova conta criada inserindo o nome de usuário e senha:

Como Usar o Instagram para Negócio

Sincronizando ambas as redes sociais, quando você impulsionar um post do Facebook visando gerar tráfego em sua loja, será possível exibir o anúncio opcionalmente no Instagram. Esta estratégia é poderosíssima em artigos que geram compras por impulso, por exemplo.

Na descrição do seu perfil do Instagram, seja bem direto a respeito de quem você é e o que você faz. Se você é uma marca de moda, esclareça que naquele canal as pessoas vão poder conferir novidades do mundo da moda. Se você é uma marca de itens de decoração, avise que ali as pessoas vão encontrar boas referências sobre o assunto. Ser sincero sobre o conteúdo publicado é a melhor prática para criar laços de confiança.

10. Não esqueça do contato pessoal

Essa dica não é necessariamente para conseguir novos seguidores, mas sim para manter os atuais (afinal, de que adianta um trabalhão para conseguir novas pessoas se as antigas vão embora, né?).

Sempre que alguém fizer qualquer tipo de pergunta no seu perfil, responda rápido. Isso vai passar uma ótima impressão para quem te acompanha, mostrando que a sua marca é ativa.

Além dessas ações, você pode divulgar o link do Instagram da sua marca de várias maneiras, como por exemplo:

  • Colocar ele na assinatura do seu e-mail profissional;
  • Compartilhar as fotos da conta do Instagram da sua loja em outras redes sociais e no seu blog;
  • Adicionar na etiqueta e demais materiais dos seus produtos o endereço dos canais da sua loja na internet;
  • Incentivar que os seus clientes tirem fotos usando os seus produtos e publiquem no aplicativo com a hashtag da sua marca.

Com que frequência postar no Instagram

No Instagram, não existe horário comercial. O perfil da sua loja não pode deixar de funcionar nos finais de semana, ou então depois do “expediente”. Lembre-se que quem te acompanha na rede social são pessoas, que trabalham, comem, dormem etc. Procure pensar na rotina da sua persona e adeque os horários das publicações conforme o interesse delas e nos horários de pico em que elas estão no aplicativo.

Um estudo realizado pelo TrackMaven descobriu que as pessoas usam o Instagram com mais frequência nos finais de semana, principalmente das 13h às 18h. Nos dias de semana, o horário preferido do pessoal é das 17h às 18h. Mas mais importante que dados gerais, é entender o que funciona melhor para o seu público. Para isso, não existe fórmula mágica nem segredo: FAÇA TESTES.

Como Usar o Instagram para Negócio
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